5 de setembro de 2016

Resenha: Toma me

Toma-me





Quando eu acabei de ler o livro eu fiquei indecisa se eu gostei dele ou não, mas vou tentar explicar sem fazer com que você leitor desanime dele.
p.s: Vai ter spoiler.

Bem a historia começa sendo contada por Mia que se tornou moradora de rua, três anos antes  e depois que seu pais morreram e que a deixaram sem nada. Ela já estava três dias se alimentando muito mal por motivos óbvios, quando ela entra em um restaurante e vai até a mesa em que dois amigos estão jantando.

Esses dois amigos são Connor e Henry. Connor a trata super mal e ela foge para o fundos dos restaurante na esperança de que ela possa aproveitar algo que fosse jogado fora no fim da noite, no entanto aquele lugar já era usado por moradores de rua e que quando encontram Mia no local deles, tentam estupra-la.

Enquanto isso, lá dentro do restaurante, Henry não fica feliz com a atitude do amigo e decide ir atrás da moça, mas Connor o impede dizendo que ele mesmo iria atrás dela e quando ele a encontra se depara com um possível estupro. Seu tamanho faz com que os moradores sintam medo e corram, então Mia é salva por ele, que depois de oferecer um jantar a ela, a leva para sua casa.

Bem, é uma decisão complicada, porque acho que a decisão mais obvia seria ajuda-la de outro modo, mas não leva-la para a casa, já que ele não a conhecia e apenas achou ela bonita. Mas o que importa é que ele fez, e no fundo queria ajuda-la, por isso no dia seguinte ofereceu a ela um emprego de governanta e dando a ela um teto para morar durante um ano com a condição de que ela não se apaixone por ele.

Connor tem boas intenções e atitudes durante todo o livro, mas como dito pela personagem, ele maior parte do tempo é um ogro. E quando Mia começa a de fato viver, ele se sente dono dela a proibindo de uma série de coisas, como se aproximar da família dele.

Acontece que essa história de ser super herói já coube em Connor, cinco anos antes, ele salvara uma moça de um estupro e a levara para casa do mesmo jeito que fez com Mia e ofereceu-lhe um emprego e um teto. Ele se apaixonou por essa mulher que fingiu ama-lo somente para se vingar e quando Connor descobriu, bem, é difícil superar que a pessoa que você ama estava agindo por suas costas e mentindo o tempo todo, por isso ele é um cara quebrado, mas então por que repetir o ato? Eu fiquei pensando...

Confesso que essa parte me deixou confusa, não é suficiente errar e quebrar a cara apenas uma vez? É confiar demais gente! Por mais que todas as pessoas sejam diferentes, sua atitude é um pouco estranha e o modo como ele ficou depois de tudo faz com que ele seja horrível com Mia.

Obviamente os dois se apaixonam um pelo o outro, mas ninguém diz, apenas Connor acha que a possui e torna o relacionamento profissional abusivo demais. Bota demais nisso. Mia foi muito forte ao aguentar tudo, não calada, pois ela tem um gênio forte, mas de qualquer maneira, acho que se a situação fosse outra, ela teria pedido demissão.

A coisa começa a se complicar para os dois quando Henry decide levar Mia para o rancho dos pais, no qual a família dele e a de Connor sempre se juntam para ajudar crianças. Quando Connor a vê no local é um desastre só, ele acha que ela faz para provoca-lo e saber que a família dele no dia seguinte estaria ali era quebrar a regra dele e fica p da vida. A noite, há uma festa e ele pede com toda delicadeza que ela vá embora cedo para que a família dele não a veja, e ela só aceita após um triste ocorrido, um dos caras da vizinhança do rancho tenta estupra-la. Siiim, isso mesmo. Apenas conte e falarei disso mais para frente.

Mas no momento que ela está pronta para ir, a família dele já esta lá e ficam encantados com ela. Connor ao ver a cena se repetir a trata mal na frente de todos e Mia volta para casa decidida a sair da vida de Connor que após ser chamado atenção por todos, percebe que a ama e não quer que ela suma da sua vida.

Eu sei que essa resenha vai ser grande, não tenho como falar desse livro sem fazer minhas objeções.

E Connor decide ir atrás dela, se declara para ela e você sabe o que acontece em livros quando o amor fica reprimido por muito tempo? SEXO. Mas vamos falar da conta que eu pedi para fazer, desde que Connor conheceu Mia, foram duas tentativas de estupro que ele evitou com louvor, mas antes disso Mia viveu três duros anos na rua e já havia sido estuprada. Gente, ela perdeu a virgindade com um estuprador, todas as experiências que ele possui sobre esse assunto são traumáticas, então eu imagino que fazer sexo deva ser um assunto difícil. Só que não, a primeira vez deles é a coisa mais normal do mundo.

Qual é gente? Quando que no mundo isso é super tranquilo? Eu imagino que mulheres que são estupradas, voltem a fazer, claro, mas antes deve ter muito tratamento no psicológico delas e eu odiei essa parte por ter sido tão fácil para Mia. A autora poderia ter explorado melhor isso ao invés de dar trilhões de explicações desnecessárias como cada personagem narrar um pouco da história. Isso eu também odiei.

Eu tenho ficado tão chata em relação aos livro que leio, acho que finalmente sei do que gosto e eu gosto quando eu posso saber os dois lados da história, mas saber quase dez ou mais lados da história, é complicado. Quase todos os personagem do livro falam nele sua versão dos fatos e isso torna a coisa chata, pois você de certa maneira relê o acontecimento.

Minhas amigas me indicaram o livro, elas amaram e entendo que depois de muita briga, discussões, revira voltas, Connor e Mia são muitíssimo felizes, mas até chegar ao finalmente é muito difícil. Eu enrolei demais para terminar justamente por isso,  por todos aqueles lados da história, historias paralelas que poderiam existir outro livros ou um spin-off, tantos personagens e problemas, fatos não tão coerentes e nada reais, me fizeram ficar dividida quanto a ele, então é isso.

Se você leu essa história e gostou dela, por favor, entre em contato e tente me fazer vê-la de outro modo. Eu odeio não saber o que sentir quando termino de ler livros, e ainda mais não gostar deles. É terrível.

Um comentário:

  1. Oi gostaria de saber se poderia me enviar por email este livro bella_f_g@hotmail.com gostaria muito de ler.

    ResponderExcluir